Os Projetos


DOWNTOWN ROCKZ



A cidade de Porto Alegre é conhecida mundialmente como um ponto de referência em produção cultural. Sob a influência da cultura européia, passando pela asiática, indígena, africana e sul-americana, a capital do estado é uma metrópole onde todas estas matizes se expressam de forma marcante na sua diversidade em termos de produção musical. Porto Alegre é a capital onde todos os estilos e gêneros se encontram e se mesclam.

A cidade da miscelânea cultural possui uma outra cidade dentro dela. Com uma história distinta, que se sobressai quando comparada à dos demais bairros, a Cidade Baixa é um ponto de convergência entre história marginal, política e cultural de Porto Alegre.

Nas últimas décadas, o bairro foi pouco a pouco tomado pela boemia, que encontrou nos velhos casarões, garagens e calçadas o espaço ideal para expressar a cultura a arte porto-alegrenses.

O Rock n’ Roll e suas vertentes tiveram seu ápice juntamente com a tomada da Cidade Baixa, e do seu bairro irmão em produção artística, o Bomfim. Durante quase duas décadas os dois bairros foram berço de grandes bandas do gênero e ofereceram uma variedade de locais de circulação para seus apreciadores.

Nos últimos anos, o bairro viu crescer em número os bares e casas noturnas, porém os gêneros musicais presentes nestes espaços cada vez mais se homogeneizaram. Poucos lugares possuem uma programação fixa voltada para o Rock n’ Roll, desvalorizando toda a história que estilo construiu durante décadas na cidade e no mundo.

A produtora independente Gypsy Rose Produções, integrada por Jess Rose, compositora e produtora executiva de bandas da cidade e Marcela Marco, produtora e gestora de projetos culturais, vem com a proposta, Projeto Downtown Rockz , oferecer uma programação musical regular, no Bairro Cidade Baixa, voltada para o Rock n’ Roll, com o intuito de oferecer ao público  noturno uma opção comprometida com a qualidade, não só para a diversão e o entretenimento, como para a divulgação de novos artistas do gênero, que desenvolvem seus trabalhos na cidade, e a apreciação da música de artistas consagrados através da discotecagem de Dj’s da cena porto-alegrense.

O Projeto Downtown Rockz pretende ocupar espaços do bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, com uma produção mensal de eventos temáticos (festas, shows, festivais) de fomento à produção musical local do gênero Rock n’ Roll e seus estilos adjacentes e oferecer ao público a garantia de um trabalho comprometido em suprir a falta de opções regulares na região.